domingo, 21 de outubro de 2012

O ancião

O gosto inequívoco. Voltar aos lugares marcar em mim a presença das coisas. Estacionar no mesmo lugar, percorrer o mesmo trajeto, falar com o homem da rua que guarda carros. Provar do ar gelado que a manhã carrega, estabelecer uma corrente de sentidos, registrar mais do que com os olhos. Minha mente investiga o que se move, de repente, sem aviso. Esse é meu ofício; o registro do que se percebe, mas não se vê.


“Profundamente dentro de si, carregava a escuridão, o refúgio e a calma de uma casa, e acima dela ele próprio se tornara o céu e a floresta em torno e a amplidão e o grande curso d’água que sempre por ali fluía. Que solitário é esse ancião que, mergulhado em si mesmo, se ergue repleto de seiva como uma velha árvore no outono! Ele se tornou profundo; para o seu coração escavou uma profundeza e o batimento dele vem de longe, como do interior de uma montanha .”
Rainer Maria Rilke

7 comentários:

Daniel Rocha disse...

"Esse é meu ofício: o registro do que se percebe, mas não se vê." Acho que escrever é mais ou menos isso.

E o Rilke tem a manhã. Seu Cartas a um Jovem Poeta foi um dos livros que mudaram a minha vida, sobretudo pela primeira carta. Se ainda não leu, pare tudo o que estiver fazendo e leia agora:

http://www.releituras.com/rilke_cartpoeta.asp

Daniel Rocha disse...

Só agora fui ouvir esta bonita versão de I Love You Porgy...

http://www.youtube.com/watch?v=tq5A0YadWKs

... na voz de Nina Simone, recomendação das Mil Manhãs Semelhantes, ali do post abaixo. Sonzeira.

Seguimos na luta, e no aguardo dos próximos cafés com letras.

Abraços e mantenhamos a chama da literatura acesa!

Daniel Rocha disse...

Atenção: hora de atualizar o blog (pelo menos poste algum texto novo antes de completar mais um ano de vida, o que ocorrerá nos próximos dias - texto novo para celebrar idade nova e os novos começos, que tal?).

Send news, my friend.

Daniel Rocha disse...

Feliz aniver, camarada - desta vez acertei, não?

Bons textos, bons novos começos, bons cafés, bons jazz, e mantenha a chama acesa.

Abraços, no aguardo das próximas tertúlias...

Daniel Rocha disse...

Ué, mas eu fiz o comentário acima hoje, dia 3 de dezembro. Enfim...

Daniel Rocha disse...

Segunda-feira às 20 horas tem Açorianos. Tá a fim?

PS - Ainda no aguardo de novos posts...

Daniel Rocha disse...

O Sindicato dos Blogueiros Anônimos exige:

Queremos atualizações do Desalinhadopensamento para já!