terça-feira, 31 de maio de 2011

Mrs. Parker


Mrs. Parker tem uma página na internet, escreve poesias e críticas literárias. A foto do seu perfil lembra a de uma pin-up; cabelos curtos e negros, ar intelectual e idéias sedutoras. O lay-out do site é sóbrio, elaborado em detalhes, nada destoa, nem formas, nem cores. Só publica quando tem vontade e não exclui os comentários pejorativos, eles a divertem. Mrs. Parker não tem coluna de seguidores, achou desnecessária aquela ferramenta mal enjambrada de aferição de popularidade.
- E quem se importa com isso? Sugere com ar blasé. E quem se importa com isso?

Mrs. Parker zomba da minha insegurança. Ao vê-la tão cheia de si pensei em fazer o mesmo no meu blog, arrancar a coluna de seguidores. Afinal, quem precisa de seguidores se nem eles me lêem? O que eles significam para o meu ego faminto de aclamação pública? Ter seguidores soa um pouco como um messianismo fascista. Mussolini e Antônio Conselheiro é que possuíam seguidores. Eu quero ser lido, basta. Porém, na mesma medida em que me senti tentado a excluí-los, tive medo. Um medo obscuro e infundado, desses irracionais. Como assim excluir os seguidores? Meus seguidores! Com tanta gente no mundo para ser deletada, logo eles?

Mrs. Parker, segundo boatos, alcançou um tipo de status intelectual que já não precisa de nada além de seus próprios comentários, dos teóricos russos, de Borges, Pessoa e Shakespeare. Diz que a literatura lhe basta. Nada mais. Nem mesmo sexo ou coquetéis em noites de autógrafo. Olho para os meus vinte seguidores com um misto de perplexidade e paixão. Vinte. E dentre eles estou eu a seguir-me como se fosse um duplo, leitor deste tal Marcelo, que também é um outro. Não posso excluí-lo.
- Eu comeria carne humana, ela me disse. Maldita! Eu a seguiria se pudesse.

3 comentários:

Daniel Rocha disse...

Até o último parágrafo eu achei que fosse ficção, mas gostei do tom. Eu também tenho alguns seguidores (e veja bem, MENOS do que tu), e acredito que a maioria não me lê. Mas nunca podemos ter certeza, pois passo pela mesma angústia que tu: sei que todos os dias algumas pessoas acessam meu blog, mas jamais deixam comentários. Seriam as mesmas pessoas ou pessoas diferentes? Será que, independente disso, elas nos leem?

Se tu descobrir como seguir a Mrs. Parker, dá o toque.

Em tempo: agora que eu ia ler o Bassini Letters, tu postou texto novo. Enfim, quando der tempo, eu leio. Te visito sempre, mesmo que não comente. :)

PS - Ainda no aguardo do coffee e, quando puder, aquela resenha pós-fim-de-semestre...

Marcelo Martins disse...

grande presença!
Mas é ficção; e quem disse que não?!
Estamos quase lá! Resenha + café!
Aquele abraço. vou te deixar um comentário no blog

Daniel Rocha disse...

Estamos no aguardo.

Ah, este é o primeiro comentário que deixo em um blog, com computador novo e internet de volta. Muito bonita a foto do teu blog (agora que finalmente consigo distinguir as cores no monitor...:)

Abraços e send news!